Eletiva nº 7 - Ciência que transforma Alimentos

RESPONSÁVEL


LEIDIANE DE MEDEIROS FELIPE

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto da eletiva "Ciência que Transforma Alimentos" tem como foco central o estudo da biotecnologia de alimentos, área interdisciplinar que aplica princípios da microbiologia, bioquímica e engenharia de processos para modificar e agregar valor à alimentos, utilizando microrganismos como agentes transformadores. Esta abordagem permite compreender como práticas tradicionais, como a fermentação, têm sido aperfeiçoadas ao longo do tempo e incorporadas às tecnologias modernas de produção alimentar. A fermentação, objeto de destaque nesta eletiva, constitui um processo metabólico anaeróbico no qual microrganismos convertem carboidratos em substâncias como ácidos orgânicos, etanol e dióxido de carbono. Trata-se de uma técnica milenar que não apenas viabiliza a conservação de alimentos, mas também melhora sua qualidade nutricional, funcional e sensorial. Alimentos fermentados, como iogurtes, queijos, pães e vegetais fermentados, apresentam maior biodisponibilidade de nutrientes, redução de compostos antinutricionais e presença de metabólitos bioativos com potencial probiótico. Além dos benefícios à saúde humana, a fermentação promove a segurança microbiológica dos alimentos, ao criar condições ambientais que inibem o crescimento de microrganismos patogênicos. Do ponto de vista ambiental, a aplicação biotecnológica deste processo permite o reaproveitamento de resíduos orgânicos e a produção de subprodutos de valor agregado, como enzimas, ácidos e biocombustíveis, alinhando-se aos princípios da economia circular e da sustentabilidade. Dessa forma, a eletiva propõe-se a oferecer aos estudantes uma compreensão aprofundada dos mecanismos científicos envolvidos na transformação de alimentos, evidenciando o papel da biotecnologia como ferramenta estratégica para a inovação, a saúde pública e a responsabilidade socioambiental na cadeia alimentar contemporânea.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ● Experimentos com fermentação de iogurte, pão e sucos ● Oficina de picles e conserva em salmoura ou vinagre ● Observação da fermentação com fotos e anotações semanais ● Linha do tempo ilustrada com eventos científicos da conservação de alimentos ● Degustação sensorial com análise de aroma, sabor e textura ● Criação de infográficos sobre probióticos e alimentos funcionais ● Montagem de um diário de bordo científico (individual ou em duplas) ● Elaboração e apresentação de um produto alimentício fermentado ou conservado na feira final
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da eletiva acontecerá com a exposição do material desenvolvidos pelos estudantes com as devidas orientações do professor responsável pela eletiva, abordando temas referentes ao que foi construído/discutido ao longo do semestre.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 11 - Bem-Estar Integral: Corpo, Mente e Emoções

    RESPONSÁVEL


    JULIANA SILVA BORGES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Aborda práticas e conhecimentos relacionados à promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, incentivando hábitos saudáveis, a valorização do corpo e a compreensão da importância da atividade física para o desenvolvimento integral dos estudantes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Promover o conhecimento e a prática de atividades físicas que contribuam para a saúde e o bem-estar. Incentivar a reflexão sobre hábitos de vida saudáveis. Desenvolver habilidades motoras, sociais e cognitivas relacionadas à saúde. Aulas expositivas dialogadas. Oficinas práticas de atividades físicas variadas. Dinâmicas de grupo e jogos cooperativos. Debates e rodas de conversa. Produção de cartazes, textos e vídeos. Atividades ao ar livre e visitas educativas, se possível.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Organização de uma feira de saúde e bem-estar, com apresentações, atividades práticas e distribuição de materiais informativos, promovendo a troca de experiências com a comunidade escolar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 15 - Mundo dos Negócios – Mindset Financeiro

    RESPONSÁVEL


    EUDES GOMES DE OLIVEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva “Mundo dos Negócios – Mindset Financeiro” propõe uma jornada de construção de competências financeiras e empreendedoras, que permitirá aos estudantes não apenas compreender o funcionamento do dinheiro, mas também desenvolver um pensamento estratégico e criativo para gerir seus próprios projetos de vida. Aliando conceitos de educação financeira (como orçamento, poupança, juros, crédito e investimento) a princípios do empreendedorismo (como inovação, resolução de problemas, empatia e liderança), a eletiva incentiva o protagonismo estudantil. Ao longo do percurso, os estudantes serão desafiados a refletir, planejar e apresentar soluções para problemas reais, promovendo uma atitude ética, autônoma e resiliente diante dos desafios da vida financeira e profissional.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ● Gamificação: jogos e desafios financeiros. ● Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): resolução de problemas reais com plano de ação. ● Sala de Aula Invertida: vídeos e leituras prévias com rodas de conversa. ● Simulações Financeiras: com calculadoras online e planilhas. ● Criação de Materiais Digitais: uso do Canva para planos e apresentações. ● Debates Temáticos e Roteiros de Projeto de Vida.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realização da Feira “Mundo dos negócios”, com estações temáticas por grupos, incluindo: ● Jogos e simulações financeiras; ● Apresentação de planos de negócio e pitch empreendedor; ● Estações sobre consumo consciente, crédito e investimentos; ● Cartazes e infográficos criados no Canva; ● Exposição de vídeos e falas sobre projetos de vida e metas pessoais.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 17 - Cordel – eu conto, tu recorda, a arte acontece

    RESPONSÁVEL


    MARILANE APARECIDA DOS SANTOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver habilidades socioemocionais, cognitivas e estratégicas dos educandos, através da prática e da arte de cordel, sua compreensão e interação com as palavras, a imagem e a manifestação cultural, promovendo a socialização, o raciocínio lógico e o respeito ao corpo, aos nossos sentimentos e arte e cultura em si.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Através de roda de conversa e aulas práticas de leitura e ensaio de diferentes obras de cordéis analisar a interação/desenvolvimento do aluno com a atividade proposta abordando de forma contínua o aprendizado/conhecimento do aluno construído em grupo pelos alunos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Promover apresentações e declamações de cordéis, incentivando a oralidade e a interação entre os alunos, onde os alunos serão protagonistas de mostra cultura em forma de sarau de cordéis. Reconhecimento e valorização da cultura popular nordestina e do patrimônio cultural brasileiro representado pelo cordel. Brasileiro em forma de teatro de rua – cordéis populares contados/recontados pelos próprios alunos,
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  História



    Eletiva nº 18 - artes visuais Pinturas em telas e Madeiras

    RESPONSÁVEL


    DENISE FATIMA SILVA PEREIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A pintura em madeira é uma forma tradicional e expressiva da arte popular e contemporânea. Além de desenvolver habilidades estéticas, o projeto também promove a reutilização de materiais, contribuindo com a consciência ambiental. Ao explorar a pintura em madeira, os participantes terão a oportunidade de resgatar técnicas culturais, desenvolver criatividade e produzir peças artísticas com identidade própria.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Apresentação de referências visuais (artesanato, design, arte popular). Discussão sobre arte sustentável e o reaproveitamento de materiais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • 5. Apresentação Cultural (caso aplicável): Exposição com música ambiente ou ao vivo. Leitura de textos/artigos escritos pelos alunos sobre o projeto. Apresentação oral de alguns alunos explicando o conceito da própria obra. 6. Registro e Divulgação: Fotos e vídeos da exposição. Depoimentos dos alunos sobre o que aprenderam. Compartilhamento nas redes sociais ou mural da escola. Elaboração de um painel ou cartaz com os principais momentos do projeto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 19 - Queimada

    RESPONSÁVEL


    ANDERSON SILVA ARAÚJO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais dos estudantes por meio da construção, adaptação e análise de jogos, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a valorização da cultura lúdica, abordando competências e habilidades.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Metodologias ativas; Timeline; Avaliação com pesquisa; estudo de caso; Aprendizagem em espiral; Gameficação. Tarefas orientadas; realizadas individualmente ou em grupos, para estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para apresentar e discutir assuntos relacionados á disciplina, desenvolver capacidades crítica e criativa. Seminários; realizados pelos graduandos para que estes apresentem, embasados pela literatura, uma síntese e análise dos temas propostos, bem com suas ideias pessoais. Reflexão sobre a prática da intervenção; Os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta), reflexão sobre a prática da intervenção problematizando o cotidiano profissional. Organização e realização de projetos escolares; Utilização do espaço escolar adaptado para a prática das atividades de recreação e de lazer.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância será realizada na unidade escolar por meio da utilização de fatos dos encontros durante a eletiva demonstrado por meio da apresentação. Juntamente com a apresentação dos materiais elaborados durante as aulas de eletiva, com explicação do processo e obtenção e fabricação.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 20 - Projeto me vejo, te vejo! Construindo caminhos!

    RESPONSÁVEL


    CARLOS HENRIQUE REZENDE

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • • Estimular a reflexão sobre identidade, valores e emoções. • Incentivar o respeito às diferenças e o diálogo construtivo. • Reforçar práticas de escuta ativa, leitura e produção textual. • Trabalhar cooperação, empatia e ações cidadãs no ambiente escolar. • Fomentar o espírito crítico e o engajamento dos alunos na construção de uma sociedade mais justa. • Leitura, análise de textos com temáticas sociais, produção de textos reflexivos, opinativos e poéticos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Dinâmicas de grupo e autoconhecimento • Roda de conversa • Leitura compartilhada e interpretação de textos (crônicas, contos, notícias, poemas) • Produção de textos individuais e coletivos • Trabalhos em grupo e debates • Oficinas temáticas (emoções, diversidade, direitos humanos) • Entrevistas com membros da comunidade escolar • Registro em diário reflexivo ou portfólio
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Dezembro: Mostra Cultural “Me vejo, te vejo!” – com apresentação dos trabalhos dos estudantes (textos, vídeos, poemas, murais, músicas, dramatizações), exposição dos portfólios e roda de conversa aberta com a comunidade escolar sobre os aprendizados do projeto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 21 - São tantas Emoções - Minha Música

    RESPONSÁVEL


    MARCIA DIAS DE OLIVEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A música não pode e não deve estar isolada somente em comunidades que a compreendem, ela deverá ser compartilhada com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico sobre o estilo musical que chega aos nossos ouvidos pelos meios de comunicação entendendo o objetivo que a mesma tenta alcançar. Enquanto entendida como atividade social, cria um espaço onde se darão as relações interpessoais no qual existem grupos maiores que impõem certos padrões de conduta, onde o estudante deverá desenvolver-se, integrando-se a outras culturas distintas. Diante de tantas argumentações, analisa-se o quanto a música é rica. Em termos de proporcionar diversos tipos de conhecimentos, e no sentido cultural (modo de expressar a diversidade), de ver o mundo por outros ângulos
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Formular critérios e parâmetros do que possa ser música. - Compreender as influências do meio social e cultural na construção dos significados em música. - Identificar características culturais da escola e da comunidade. - Valorizar a cultura musical brasileira e internacional; - Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da sala de aula; - Trabalhar a apresentação oral dos estudantes.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realização de culminância do projeto com: peças teatrais, coreografias e exposições e exibição de filmes biográficos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 22 - Mundo dos Negócios – Mindset Financeiro Júnior

    RESPONSÁVEL


    EUDES GOMES DE OLIVEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, marcado por desafios econômicos, estímulos ao consumo e exigências por responsabilidade nas decisões pessoais e sociais. É essencial que os adolescentes desenvolvam desde cedo noções básicas de educação financeira, entendendo como planejar gastos, poupar e fazer escolhas conscientes. Ao mesmo tempo, é importante despertar o espírito empreendedor dos estudantes, incentivando a criatividade, o pensamento crítico, a cooperação e a resolução de problemas simples da vida real. Essa eletiva busca integrar essas duas dimensões – finanças e empreendedorismo – em uma abordagem prática e acessível, conectando os aprendizados escolares com o cotidiano dos alunos e seus projetos de vida. Promover essa formação desde o Ensino Fundamental é investir na construção da autonomia, da cidadania e da capacidade de cada jovem de tomar decisões responsáveis e sustentáveis para seu futuro.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ● Gamificação: jogos e desafios financeiros. ● Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): resolução de problemas reais com plano de ação. ● Sala de Aula Invertida: vídeos e leituras prévias com rodas de conversa. ● Simulações Financeiras: com calculadoras online e planilhas. ● Criação de Materiais Digitais: uso do Canva para planos e apresentações. ● Debates Temáticos e Roteiros de Projeto de Vida.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realização da Feira “Mundo dos Negócios”, com estações temáticas por grupos, incluindo: ● Jogos e simulações financeiras; ● Apresentação de planos de negócio e pitch empreendedor; ● Estações sobre consumo consciente, crédito e investimentos; ● Cartazes e infográficos criados no Canva; ● Exposição de vídeos e falas sobre projetos de vida e metas pessoais.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 23 - Dominando Física e Química para o ENEM

    RESPONSÁVEL


    ARTHUR GOMES BEZERRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos na resolução de questões de Física e Química do ENEM, a fim de prepará-los de forma eficaz para o exame, por meio de práticas orientadas, análises de questões anteriores e estratégias de resolução.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas interativas e expositivas, utilizando recursos multimídia, como vídeos e animações, para ilustrar os conceitos. • Estudo colaborativo, incentivando discussões e trocas de experiências entre os alunos. • Simulações e experimentos práticos para estimular a aprendizagem ativa e a aplicação de conceitos. • Tecnologia educacional, como plataformas online de simulados e ferramentas interativas para reforço do conteúdo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição do material produzido pelos alunos e professor durante as aulas de eletiva, onde serão apresentados por meio de banners, slides, relatórios de aulas experimentais, trabalhos publicados em eventos científicos e por meio de aplicativos e redes sociais (TikTok, Instragram, Facebook, WhatsApp e YouTube).
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física
    •  Química



    Eletiva nº 24 - “PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DO SCRATCH: PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS”

    RESPONSÁVEL


    FERNANDA DIAS ZAGO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • • Desenvolver competências e habilidades do séc. XXI através da utilização do pensamento computacional, potencializando a capacidade de compreender, definir, modelar, comparar, solucionar, automatizar e analisar problemas e soluções de forma crítica e sistemática, além de criar blocos de programação.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Apresentar o conceito de Pensamento Computacional. • Mostrar como o Pensamento Computacional está presente em nosso dia a dia. • Apresentar a relação entre o Pensamento Computacional e a Lógica. • Desenvolver atividades práticas que envolvem o Pensamento Computacional. • Realizar cursos virtuais (Pensamento Computacional e Scratch) em parceria com a escola virtual Bradesco; • Introduzir a programação em blocos de games através do conhecimento do SCRATCH e criação de programas de games.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A avaliação é processual e supõe o desenvolvimento de todas as etapas desta atividade de aprendizagem. O produto final científico, cultural e/ou crítico desta avaliação resultante do desenvolvimento das habilidades será produção de gêneros textuais diversos, releituras, infográficos, fichamento, seminário, resumos expandidos, estudo de caso, realizar debate, composição artística em mural e no caderno, e criação individual de um diário de bordo ou portfólio. A avaliação será feita pelos colegas da turma também, de forma colaborativa, no momento de compartilhamento dos materiais pela turma. Critérios de avaliação: a) atendem ao tema delimitado; b) expressam de forma adequada as informações e a contextualização; c) apresentam justificativas e argumentos que sustentam a conclusão; d) pautam informações pertinentes e diversificadas; e) Certificados de cursos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Matemática