Eletiva nº 1 - Jogos e ENEM

RESPONSÁVEL


ANA ÉVILYN OLIVEIRA MARVES

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Criamos o clube com o intuito de revisar os conteúdos que caem no ENEM de uma forma diferente e divertida.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Jogos online em diversas plataformas, tais como: Kahoot e wordwall. Realizar experimentos simples e práticos de conteúdos que forem viáveis. 

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Que os estudantes aprendam e revisem os conteúdos de uma forma diferente e dinâmica.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Filosofia
    •  Física
    •  Geografia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 2 - SAÚDE MENTAL E FÍSICA

    RESPONSÁVEL


    KEMILLY FERREIRA DE SALES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Apresentação / Justificativa:

    A rotina intensa dos alunos pode levar a hábitos pouco saudáveis, como estresse, má alimentação e privação de sono, afetando seu bem-estar e desempenho. O projeto " SAÚDE FÍSICA E MENTAL” busca promover pequenas mudanças diárias por meio de atividades semanais que incentivam a saúde do corpo e da mente.

    Ao longo do semestre, os alunos experimentarão práticas simples de autocuidado, alimentação equilibrada, movimento e gestão do estresse. Com isso, desenvolverão maior consciência sobre sua rotina, fortalecendo hábitos saudáveis e criando um ambiente escolar mais equilibrado e positivo.

    Objetivo(s):

    • Promover a conscientização dos alunos sobre a importância de uma rotina equilibrada para o bem-estar físico e mental.
    • Incentivar a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, boa qualidade de sono e gestão do estresse.
    • Desenvolver habilidades de autocuidado e estratégias para lidar com as pressões do dia a dia de forma saudável.


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •  Atividades a serem desenvolvidas:

    • Autocuidado e Rotina Saudável.
    • Gerenciamento do Estresse e Saúde Mental.
    • Alimentação e Disposição.
    • Construção de Hábitos Saudáveis.
    •  Reflexões.


  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Resultados Esperados:

    • Adoção de hábitos saudáveis, como melhora no sono, alimentação e prática de exercícios.
    •  Aumento da conscientização sobre a importância do equilíbrio entre corpo e mente.
    • Redução do estresse e da ansiedade com práticas de relaxamento e autocuidado.
    •  Criação de uma cultura escolar mais saudável e focada no bem-estar.
    • Estímulo ao protagonismo juvenil, com maior engajamento nas práticas de bem-estar.


  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 3 - Cine Max

    RESPONSÁVEL


    LUCAS EDUARDO LEMES OLIVEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta do projeto "Cine Max" é utilizar o cinema como uma ferramenta de expressão e reflexão, proporcionando um espaço para o aprendizado técnico sobre a sétima arte, além de incentivar debates e desenvolver o pensamento crítico entre os participantes. O projeto inclui atividades como a assistir a filmes de diferentes gêneros, rodas de conversa para discutir e compreender os filmes assistidos, e a criação de um curta-metragem, com o objetivo de promover a compreensão da história do cinema, melhorar o trabalho em equipe e entender os gêneros cinematográficos.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As práticas que podem ser aplicadas no projeto "Cine Max" incluem:

    Assistência a Filmes: Organizar sessões de cinema com filmes de diferentes gêneros, permitindo que os participantes observem e analisem as características de cada gênero.

    Rodas de Conversa: Promover discussões e debates após a exibição dos filmes, onde os participantes podem compartilhar suas impressões, reflexões e interpretações sobre as temáticas apresentadas.

    Criação de Curta-Metragens: Implementar atividades práticas onde os participantes possam desenvolver um projeto de curta-metragem, desde a elaboração do roteiro até a filmagem e edição, trabalhando em equipe.

    Estudos de Gêneros Cinematográficos: Realizar atividades específicas para explorar gêneros como drama, comédia, ficção científica, documentário, entre outros, apontando suas características e a história de cada um.

    Análise Crítica de Filmes: Ensinar os participantes a escreverem críticas de filmes assistidos, desenvolvendo suas habilidades de análise e expressão escrita.

    Debates Temáticos: Criar debates sobre questões sociais, culturais e éticas abordadas nos filmes, incentivando o pensamento crítico e a reflexão.

    Utilização de Recursos Audiovisuais: Usar equipamentos como projetores, sistemas de som e edição de vídeo para facilitar a exibição e a produção de conteúdos cinematográficos.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto Cine Max será marcada por uma exposição de painel que apresenta fotos das práticas realizadas ao longo das atividades. As imagens capturam momentos de aprendizado, colaboração e diversão durante as sessões de cinema, rodas de conversa e a criação do nosso curta-metragem.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 5 - Esporte clube

    RESPONSÁVEL


    GABRIELA SILVA GAMA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Pensando no bem estar dos alunos, criamos este clube para o lazer e cuidado com a saúde física e mental, focado principalmente no aluno.


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Prática e desenvolvimento de jogos e brincadeiras

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Espera-se que o aluno participe e desenvolva as habilidades espotivas e cuide melhor de sua saúde.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 7 - Viva a Arte! Expressão e criatividade.

    RESPONSÁVEL


    EVELY ESTER LIMA E LIMA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Apresentação / Justificativa:

    • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos;

    • Promover a autoestima e a confiança;

    • Fomentar a interação social e a cooperação entre os alunos;

    • Oferecer alternativas divertidas e culturais em substituição ao uso de celulares.

    Objetivo(s):

    • Incentivar iniciativa, comprometimento e sentimento de pertencimento ao ambiente escolar.

    • Promover a criatividade, a expressão e a interação social entre os alunos, oferecendo alternativas divertidas e culturais em substituição ao uso de celulares na escola.


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Atividades a serem desenvolvidas:

    • Apresentações de dança e teatro em dias comemorativos;

    • Karaokê com música no intervalo;

    • Apresentação de poesia ou slams.


  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Resultados Esperados:

    • Acreditamos que essa iniciativa contribuirá para criar um ambiente escolar mais dinâmico, criativo, atrativo e divertido.

    • A implementação dessa ideia trará resultados positivos já que oportunizará autonomia e protagonismo aos estudantes.


  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 8 - Esporte e lazer

    RESPONSÁVEL


    LUANA KEMILLY RAMOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Comparar com os alunos estarão antes e depois do protagonismo para melhoria do sedentarismo.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Volei, queimada, pique gelo, pique alto, estoura balão, pular corda, pega bandeira, adedonha/stop, cidade, dorme, uno, jogo da velha, dança das cadeiras, jogo da velha e força. 

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Necessários: Bola de volei (preferência 2), pincel, corda, cone, apito, baralho (UNO).

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 9 - DIVERTIDAGENTE

    RESPONSÁVEL


    STEFANY PEREIRA DOS SANTOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Apresentação / Justificativa:
    O projeto Jornalismo em Cartaz visa promover a comunicação entre os pares escolares, despertando o interesse pela pesquisa e socialização de ideias, desenvolvimento do protagonismo juvenil, explorando a visão crítica, argumentativa, criativa e educativa.



    Objetivo(s): Promover a divulgação de notícias voltados a educação, esporte e saúde, moda e estética, cultura e arte, classificados, proporcionando uma abordagem crítica, criativa e protagonista.


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • - Estímulo à leitura e escrita;
    - Capacidade de refletir sobre temáticas importantes;
    - Compartilhamento de informações com os membros da comunidade escolar;
    - Responsabilidade, gestão, ética, planejamento, trabalho em equipe e liderança;
    - Tomada de decisões
    - Busca de soluções para problemas;
    - Projeto de Vida (descoberta de habilidades que futuramente contribuirão na escolha
    da carreira profissional)
    - Elaboração do painel fixo e rotativo do jornal (divulgações);
    - Pesquisa e divisão em setoriais (Notícias, Esporte e Saúde, Moda e Estética, Cultura e Arte, Dicas de Estudos, Grêmio Estudantil)

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Desenvolvimento da comunicação entre os pares, aprendizagem significativa, autonomia, fortalecimento aos estudos e liberdade de expressão, na produção quinzenal do painel com Jornalismo em Cartaz.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 10 - DIVERSIFICANDO

    RESPONSÁVEL


    BRUNO JUNQUEIRA SOUSA COSTA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta e resgatar no jovem o prazer pela leitura, pela arte, pela expressão artística ao passo que reforçamos habilidades de leitura e interpretação cobradas, pedidas e necessárias para avaliações como o ENEM, dentro da proposta se espera desperta no aluno o seu protagonismo na busca de construir habilidades que sabe e entende ser necessárias ao seu próprio conhecimento, estudo e formação escolar.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Nas práticas o aluno irá trabalhar com as grandes obras literárias resgatando e valorizando os autores brasileiros e mesmo estrangeiros que marcaram gerações, nas expressões artísticas o jovem vai exercitar a criatividade na criação e recriação de obras marcantes em diferentes épocas, usando traduções de musicas e construções de redações espera-se que o aluno tome posse do conhecimento existente e desenvolva em si mesmo suas próprias aptidões construídas e regatadas através das obras produzidas

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Através de uma roda de conversa e diálogo aberto com os alunos, os próprios protagonistas vão liderar as apresentações dentro da culminância, através de mostras culturais os alunos vão exercer e exercitar a liderança, a proatividade e o espirito jovem que construíram e mostraram nas aulas, as apresentações vão englobar o lado artístico do jovem que em grupo - através de projetos desenvolvidos pelos mesmos- mostraram o resultado na prática do que elaborado e desenvolvido

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Filosofia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 11 - Jogo e Diversão

    RESPONSÁVEL


    KETILLY MARIA BRITO DE MOURA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O Clube do Jogo e Diversão visa proporcionar um ambiente lúdico e criativo, onde os estudantes possam não só se divertir, mas também desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais através da interação com diversos tipos de jogos. Além disso, ao confeccionar seus próprios jogos, os alunos terão a oportunidade de exercer a criatividade, a cooperação e o pensamento crítico.

    Objetivo(s):

    • Fomentar a interação social e o trabalho em equipe.

    • Desenvolver habilidades cognitivas como memória, concentração e raciocínio lógico.

    • Estimular a criatividade através da confecção de jogos.

    • Proporcionar momentos de lazer saudável, promovendo o bem-estar dos participantes.

    • Resgatar jogos tradicionais e antigos, proporcionando um aprendizado intergeracional.


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Jogos de tabuleiro (como xadrez, damas, jogo da velha)

    • Jogos de quadra (como queimada, futebol, vôlei)

    • Jogos antigos (como esconde-esconde, passa anel)

    • Jogo da memória

    • Soletrando (competição de soletração)

    • Criação e personalização de jogos pelos estudantes (jogos de tabuleiro, cartas, etc.)

    • Dinâmicas de integração com jogos em grupo


  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será um evento interativo no formato de um "Festival de Jogos", onde os alunos compartilharão suas criações e aprendizados. As principais atividades incluem a exposição dos jogos criados pelos alunos, torneios de jogos de quadra e soletrando, e apresentações sobre as conquistas do projeto. O objetivo é celebrar o aprendizado, valorizar o trabalho em equipe e encerrar o projeto de forma divertida e memorável.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 12 - Crie e recicle...

    RESPONSÁVEL


    LUIZA GABRIELA RODRIGUES ANTUNES SOARES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Vassouras de garrafa; vasos de lata; puffs de pneus; Decorações no pátio; Pá de plástico; Lixeiras de garrafas; Plantações em pneus.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O artesanato com reciclagem é um projeto maravilhoso, principalmente para quem ama arte.

    O projeto visa ajudar a escola e os estudantes enfeitando o pátio, a grama e as salas.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • O objetivo do projeto é ajudar os alunos a ter  táticas experimentais de artesanato. Além de melhorar a saúde mental e física, a criatividade e a socialização entre alunos na escola 

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Geografia
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 15 - ESPORTE TOTAL

    RESPONSÁVEL


    HALLANYS DE ALCÂNTARA BARBOSA GOMES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Apresentação / Justificativa:
    O projeto  Esporte Total visa promover a interação entre os alunos, a partir da prática esportiva, auxiliando-os a socialização,  desenvolvimento do protagonismo juvenil, respeito as diversidades, explorando a visão crítica, argumentativa, criativa, educativa, prazerosa e lúdica no processo da aprendizagem.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Atividades a serem desenvolvidas:
    - Introdução e jogos: voleibol, queimada, futmesa, pimbolim, handebol, futsal e outros;
    - Atletismo: corridas, lançamento de dardos, salto a distância e outros;
    - Parkour
    - Jogos de raciocínio;
    - Ginástica artística;
    - Brincadeiras tradicionais.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Resultados Esperados:
    Espera-se que os participantes desenvolvam o objetivo proposto, em atividades semanais e fechamento com campeonato e gincanas..

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 16 - Cinema na Escola

    RESPONSÁVEL


    JÚLIA ALCÂNTARA MOREIRA SILVA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Apresentação e Justificativa
    O clube Cinema na Escola tem como propósito promover a reflexão crítica por meio do cinema, incentivando a análise de histórias inspiradoras e suas relações com a sociedade. A iniciativa busca estimular a interpretação de mensagens transmitidas nos filmes, relacionando-as a valores como respeito, empatia, diversidade e cidadania. Além disso, o clube pretende desenvolver habilidades de argumentação, escrita e expressão oral por meio de debates e produções textuais.
    Objetivos
    • Desenvolver o senso crítico e analítico dos alunos a partir da interpretação de filmes.
    • Promover discussões sobre temáticas relevantes, como ética, respeito, diversidade e desafios sociais.
    • Incentivar a expressão oral e escrita por meio de debates, resenhas e produções textuais.
    • Fomentar a cultura do cinema como ferramenta educativa e de formação cidadã.
    Resultados Esperados
    • Melhoria na argumentação e na capacidade de interpretação dos alunos.
    • Maior consciência sobre temas sociais e históricos apresentados nos filmes.
    • Desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura crítica.
    • Fortalecimento do protagonismo juvenil na escola.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Atividades a Serem Desenvolvidas

    1. Sessões de Cinema: Exibição periódica de filmes escolhidos pelo grupo.

    2. Debates Temáticos: Discussão dos temas abordados nos filmes, relacionando-os com a realidade.

    3. Produção de Resumos e Resenhas: Escrita de resumos críticos e resenhas para aprofundamento da análise.

    4. Projetos Interdisciplinares: Conexão dos filmes com conteúdo das disciplinas como História, português e Filosofia.

    5. Oficinas de Análise Cinematográfica: Abordagem de conceitos básicos de linguagem cinematográfica.

    Obs.: Durante as sessões, os alunos poderão trazer pipoca e suco para tornar o momento mais agradável (Caso autorizado pela coordenação/gestora Kelly).

    Sugestões de Filmes e Temáticas

    1. A Vida é Bela (1997) – Reflexão sobre resiliência, otimismo e os impactos da Segunda Guerra Mundial na vida das pessoas.

    2. O Menino que Descobriu o Vento (2019) – Superação, criatividade e o impacto do conhecimento científico na transformação social.

    3. Extraordinário (2017) – Empatia, inclusão e os desafios enfrentados por pessoas com deficiência.

    4. Que Horas Ela Volta? (2015) – Desigualdade social, relações de classe e os desafios enfrentados por trabalhadores domésticos no Brasil.

    5. Divertida Mente (2015) – Inteligência emocional, autoconhecimento e a importância de lidar com os sentimentos.

    6. O Jogo da Imitação (2014) – Gênios da ciência, preconceito e o impacto da tecnologia na história. O filme conta a história de Alan Turing e sua contribuição na Segunda Guerra Mundial.

    7. Meus 15 Anos (2017) – Identidade, amadurecimento e desafios da adolescência. Esse filme brasileiro pode gerar discussões sobre autoconfiança e relações sociais.


  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de um filme escolhido na forma de conto ou peça teatral.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 17 - Mundo dos quadrinhos

    RESPONSÁVEL


    KARLA CRISTINA FERNANDES PARREIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Aprendizagem, criação de história em quadrinho, personagens autorais.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aprendizagem através de histórias em quadrinhos

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição de história em quadrinho autorais.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática